FAB conclui compra do ILS que será instalado no Aeroporto de Londrina
Equipamento comprado de uma empresa italiana, custou pouco mais de R$ 14 milhões
A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), confirmou a compra do ILS junto ao grupo francês Thales por R$ 14.244.195,56. O equipamento está em fase de entrega. A previsão é de que chegue ao Brasil, via transporte marítimo, no fim de setembro e seja entregue em Londrina no dia 10 de outubro.
O cronograma de implantação segue confirmado. As obras de infraestrutura, iniciadas em 20 de julho, devem ser concluídas até 22 de setembro. A montagem do sistema vai ocorrer entre 12 de outubro e 8 de novembro, seguida de testes logísticos e técnicos, programados para 9 a 15 de novembro. Na sequência, a FAB realizará o voo de homologação, previsto entre 16 e 22 de novembro. A inauguração oficial está marcada para 10 de dezembro, dentro do calendário de festividades dos 91 anos do município.
Recentemente, o aeroporto recebeu intervenções complementares para adequação ao sistema, como a instalação do ALS (Sistema de Luzes de Aproximação) na cabeceira 31 da pista, a demolição e reconstrução de um muro, a remoção de árvores e o nivelamento de áreas laterais para evitar interferência no sinal de rádio.
A chegada do ILS é vista como estratégica para o desenvolvimento de Londrina. A expectativa é de que a modernização do aeroporto fortaleça a conectividade aérea e impulsione a economia local.
A equipe de reportagem da rádio CBN Londrina entrou em contato com a assessoria da Motiva, concessionária que administra o Aeroporto de Londrina, que informou que todos os detalhes da compra do equipamento são de responsabilidade do Decea. A assessoria ainda informou que em setembro, a Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) estará no terminal londrinense para o monitoramento da obra.