TERCA, 17/08/2021, 17:09

Número de queimadas aumenta 70% em Londrina; Corpo de Bombeiros cria WhatsApp para receber fotos e vídeos das ocorrências

Em alguns casos, várias situações eram repassadas ao mesmo tempo, dificultando o atendimento por parte das equipes.

Nos últimos dois meses e meio, o Corpo de Bombeiros teve que se deslocar 97 vezes em Londrina para atender situações de queimadas e incêndios em vegetação. O número é 70% maior na comparação com as 57 ocorrências do tipo registradas no mesmo período do ano passado. A alta foi motivada pelas atuais condições do clima, que sofre com a estiagem. O tempo seco propicia o registro dos incêndios, que podem ser provocados pelas pessoas para a limpeza de terrenos baldios ou serem iniciados de forma acidental, quando uma bituca de cigarro é descartada indevidamente, por exemplo.

Diante de tantas ocorrências, os bombeiros tiveram que criar um número de WhatsApp para receber fotos e vídeos dos incêndios. O número é o 3373-2901. Vale lembrar, no entanto, que é preciso registrar a situação pelo 193 primeiro antes do encaminhamento do material. A nova ferramenta tem ajudado as equipes a escolherem quais situações vão ser atendidas, principalmente quando várias delas são repassadas ao mesmo tempo pela população. As informações são da tenente do Corpo de Bombeiros em Londrina, Luana Silva Pereira.

Ela explica que, quanto mais informações repassadas pela população, melhor fica para as equipes avaliarem os riscos e o perigo trazidos pelos incêndios.

Comentários