SEGUNDA, 12/08/2019, 19:06

Número de queimadas cresce 50% e leva Bombeiros a montar esquema especial

Em Tamarana, escolas da rede pública chegaram a pedir ajuda à Secretaria de Meio Ambiente para tentar identificar responsáveis por queimadas.

Além dos danos à natureza, as queimadas também afetam a saúde das pessoas e causam enormes prejuízos às lavouras e à pecuária, entre outros problemas. Segundo o Corpo de Bombeiros, os dados mostram um aumento de cerca de 50% na quantidade de queimadas nessa época do ano.

De 1º de janeiro até esta segunda-feira, 12, foram registradas na área de atuação do 3º Grupamento, responsável por Londrina e região, 175 ocorrências. Números bem parecidos aos registrados no mesmo período de 2018, quando foram 179 chamados.

De acordo com o tenente Weslley, do Corpo de Bombeiros o aumento dos casos é mais perceptível a partir de junho e entre julho e agosto a quantidade de ocorrências chega ao ápice. Como causas principais, a pouca chuva, a baixa umidade relativa do ar, que tem se aproximado dos 30%, a vegetação seca e o vento forte, comum nessa época do ano. Essa combinação perigosa faz com que a corporação monte um esquema especial nessa época do ano.

Em Tamarana, por exemplo, as queimadas vêm prejudicando os alunos da rede municipal de ensino. Algumas escolas chegaram a pedir ajuda à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos para tentar identificar os responsáveis.

O titular da pasta, José Carlos dos Santos, lembra que a limpeza de terrenos baldios e outras áreas com fogo é proibida por lei e que a multa é alta, pode chegar a R$ 15 mil, a depender dos prejuízos causados pelas chamas.

De acordo com o Simepar, pode até chover aqui na região nos próximos quinze dias, mas a quantidade deve ser pequena. Denúncias sobre queimadas podem ser enviadas ao Corpo de Bombeiros pelo 193. No caso de Tamarana, a Secretaria de Meio Ambiente tem uma linha direta: o 3398-1948 ou pelo WhatsApp 99650-0449. Não é preciso se identificar para fazer a denúncia.

Por Marcos Garrido

Comentários

Publicidade