TERCA, 26/05/2020, 19:14

Números da Covid-19 avançam nas cidades aqui da região

Destaque positivo para Rolândia, com apenas seis casos e quase 20 mil habitantes a mais que Cornélio Procópio, que já chega a 38 confirmações da Covid-19.

Em Ibiporã, que tem pouco mais de 53 mil habitantes, eram 13 casos confirmados até esta terça-feira. Desse total, quatro pessoas já estão recuperadas e sete estão em isolamento domiciliar. Apenas um paciente da Covid-19 está internado e a cidade não registrou mortes até agora. De acordo com o último boletim da Secretaria Municipal de Saúde, são 79 casos suspeitos que estão em isolamento domiciliar e sendo monitorados.

O prefeito da cidade, João Coloniezi, diz que os números por enquanto são positivos, mas avalia que o momento é de atenção e não se pode baixar a guarda e correr o risco de ter uma escalada da Covid-19 na cidade.

Em Rolândia, que tem 67 mil habitantes, a situação é um pouco melhor. São apenas seis casos confirmados da doença, quatro deles já curados, além de um internado no HU aqui em Londrina e outro paciente em isolamento domiciliar. Até agora, a cidade não tem nenhuma morte causada pela Covid-19.

Em Cambé, que tem a maior população entre as três cidades, pouco mais de 100 mil habitantes, números um pouco mais altos. São 31 casos confirmados da doença, com três pessoas internadas e doze recuperadas. Foram duas confirmações nas últimas 24 horas, e o Município contabiliza apenas uma morte até agora. Aguardam o resultado do exame pelo Lacen, 21 pacientes e outras 220 pessoas estão em isolamento domiciliar e são monitoradas pela Secretaria de Saúde.

O vice-prefeito de Cambé, Conrado Scheller, diz que os números são acompanhados diariamente pelo Comitê de Crise Municipal, que tem a participação do Ministério Público.

O vice-prefeito diz que não existe situação confortável em um momento como a atual e pede que a população continue seguindo as medidas restritivas determinadas pelo Município.

Em contrapartida, Cornélio Procópio, que tem 48 mil habitantes, praticamente metade da população de Cambé, vem tendo um avanço rápido da doença. Em quatro dias foram 15 novos casos. A cidade, que tinha 23 confirmações na quinta-feira da semana passada, no último balanço divulgado pela Prefeitura na segunda, pulou para 38 casos de Covid-19.

Em entrevista à CBN Londrina, na segunda-feira, logo após a divulgação do boletim, o prefeito Amin Hannouche classificou a situação, que era tranquila até poucas semanas atrás, como preocupante. 

A prefeitura de Cornélio aguarda ainda os resultados de 105 testes e mais de 500 pessoas são monitoradas pela secretaria Municipal de Saúde por apresentarem os sintomas da doença. Com o avanço rápido da Covid-19, a prefeitura informou ainda que vai promover uma testagem geral de todos esses pacientes monitorados.

Por Marcos Garrido

Comentários