SEGUNDA, 03/03/2025, 18:02

Obras do Hemocentro para doação de sangue na região central de Londrina são iniciadas

Localizado na Rua Prefeito Hugo Cabral, objetivo é melhorar o atendimento na demanda de captação de sangue, a partir da conquista de novos doadores

Dentro dos próximos meses Londrina deverá ganhar uma unidade do Hemocentro Regional na Rua Prefeito Hugo Cabral, no centro, com o objetivo de melhorar o atendimento da demanda de captação de sangue, a partir da conquista de novos doadores. As obras tiveram início este mês e têm previsão de serem concluídas até o segundo semestre do ano, um investimento de cerca de R$ 1 milhão, com recursos da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (SESA).

 

O coordenador do Hemocentro, o médico hematologista Fausto Celso Trigo, explica que as obras de reforma estão sendo feitas no prédio da antiga Clínica Odontológica Universitária (COU), que foi transferida para o Campus Universitário, com área total de 325 metros quadrados, onde deverão ser instaladas cinco cadeiras de coleta com capacidade para atender até mil doadores/mês.

O novo posto de coleta de sangue abrigará ainda área de atendimento, sala de triagem, copa e uma ala reservada para emergência. A abertura do novo posto de coleta ainda não está definida, dependendo de complementação do investimento para aquisição de equipamentos e contratação de pessoal.

O Coordenador do Hemocentro, conta que atualmente são coletadas 1,4 mil bolsas de sangue/mês e a expectativa, a partir do funcionamento da unidade no Centro de Londrina, é aumentar essa captação para 2 mil bolsas mensais. Com essa quantidade seria possível atender a toda a demanda SUS de abrangência da 17ª Regional de Saúde, que atende 21 municípios do Norte do Paraná.

Segundo Fausto Trigo, a expectativa com o novo posto de coleta é conseguir ampliar essa captação, de modo a atingir o objetivo de suprir 100% da demanda do Sistema Único.

Somente em Londrina o Hemocentro abastece os Hospitais da Zona Sul e Norte, Hospital do Câncer de Londrina (HCL), Hospital Evangélico e o Hospital Universitário (HU), faltando atender a demanda de pacientes do SUS da Santa Casa de Londrina.

Por João Gabriel Rodrigues

Comentários