QUARTA, 16/12/2020, 19:34

Obras londrinenses estão entre as agraciadas pelo prêmio “Outras Palavras”, da Secretaria Estadual de Cultura

Iniciativa, estabelecida pela lei “Aldir Blanc”, premiou os vinte melhores livros do Paraná em oito categorias. Um dos escolhidos já tinha ganhado o Prêmio Jabuti, em 2017.

Seis escritores londrinenses, três homens e três mulheres, estão entre os vinte agraciados pelo prêmio “Outras Palavras”, estabelecido pela lei Aldir Blanc e promovido pela Secretaria Estadual de Cultura. Os escolhidos estão divididos em oito categorias. O resultado do prêmio foi divulgado esta semana.

As escritoras Amanda Damásio, Camila Mossi e Samantha Abreu venceram com livros de poesias, de crônicas e de contos, respectivamente. A CBN conversou com Amanda, que escreve desde os 16 anos e teve o livro “À beira de um abismo espelhado” premiado. A obra é uma coletânea de poesias que retratam o cotidiano e as memórias da escritora, que é formada em Letras e, atualmente, faz um mestrado na área.

Para Amanda, a premiação significa poder ter o livro publicado, além de uma relativa tranquilidade para trabalhar em outras obras daqui para frente.

Eduardo Baccarin-Costa foi premiado na categoria romance com o recém-lançado “Apenas três palavras”; Luiz Henrique Mioto foi classificado com o livro, ainda não publicado, “Contos tridimensionais”; e Renato Forin Junior recebeu o prêmio na categoria dramaturgia com a obra “Samba de Uma Noite de Verão”. Em entrevista à CBN, o escritor ressaltou a importância da premiação para dar holofote aos trabalhos literários produzidos na cidade.

Ele lembrou ainda que sua obra já tinha sido agraciada com o Prêmio Jabuti de Adaptação, em 2017. O texto, que já virou peça de teatro e até CD, se baseia na escrita clássica de Shakespeare, e conta a história de moradores de um cortiço bem brasileiro, rodeado por figuras do nosso folclore e criaturas fantásticas.

Forin Junior fez questão de lembrar que a obra recebeu patrocínio do Promic, o Programa Municipal de Incentivo à Cultura, da prefeitura, além de citar todos os desafios e dificuldades que ele e os outros escritores precisam enfrentar para produzir suas obras.

Por Guilherme Batista

Comentários