QUARTA, 26/10/2016, 19:38

Oito escolas de Londrina já foram desocupadas nesta semana

Entre os alvos das reintegrações de posse obtidas pelo governo, também está um colégio de Tamarana, onde estudantes dizem que só saem depois de serem notificados oficialmente pela Justiça.

O governo do Paraná obteve da Justiça nos últimos dias 12 mandados de reintegração de posse em escolas de Londrina e da região ocupadas por estudantes que protestam contra a proposta de reforma do ensino médio apresentada pelo presidente Michel Temer.

De acordo com o Núcleo Regional de Educação, oito unidades haviam sido desocupadas até essa quarta-feira (26) e o órgão esperava que o mesmo processo ocorresse no Colégio Estadual Professora Olympia Morais de Tormenta ainda na manhã desta quinta-feira (27).

A chefe do núcleo, Lucia Cortez, disse que os pedidos do estado à Justiça têm como foco unidades que irão abrigar provas do Enem.

O Colégio Estadual Professora Maria Cintra de Alcântara, em Tamarana, é um dos alvos das 12 reintegrações, mas a desocupação de fato ainda está indefinida. Uma das integrantes do movimento na cidade vizinha, a estudante Isadora Siena afirmou que os alunos só saem de lá após serem notificados oficialmente pela Justiça. Ela também declarou que os envolvidos com as ocupações têm se articulado para que as manifestações continuem de outras maneiras.

Já Lucia Cortez alegou que o Núcleo de Educação tem orientado as direções das escolas a dar continuidade ao debate sobre a reforma do ensino médio. A chefe do órgão em Londrina apontou ainda que todos os colégios da cidade foram representados em um seminário a respeito do tema que o núcleo promoveu no último dia 13.

Comentários