TERCA, 28/06/2016, 16:41

ONG de Londrina recolhe mais de 60 toneladas de resíduos eletrônicos na região

O Paraná é o 4º maior produtor desses materiais do Brasil.

A Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos e Efluentes – Abetre divulgou recentemente que o Paraná é um dos maiores produtores do país em geração de resíduos eletrônicos.

De acordo com os dados o estado fica em 4º lugar perdendo para Minas Gerais com mais de 127 mil toneladas por ano, Rio de Janeiro com mais de 165 mil toneladas por ano e São Paulo com mais de 448 mil toneladas por ano.

O Brasil gera um volume anual de 1,4 milhão de toneladas.

E Londrina mostra que esses números podem ser ainda maiores se cada um fizer sua parte. O resíduo eletrônico deve ser descartado em lugares propícios já que há toxinas que podem causar mal a saúde humana.

Segundo o diretor da ONG E-Lixo de Londrina, Alex Gonçalves, a ONG recolhe mais de 60 toneladas por mês de resíduos eletrônicos. Esses materiais são recolhidos não só em Londrina, mas nas cidades da região e na capital Curitiba.

Ainda de acordo com o diretor da ONG esses materiais, muitas vezes, podem ser recuperados e destinados para adoção de entidades carentes, além de comercialização para manutenção da entidade assistencial.

A nossa reportagem entrou em contato com a Secretaria Municipal do Ambiente e segundo informações da própria responsável pela pasta, Liane Aparecida de Lima, o município não tem outro meio de recolher esses materiais, se não, pela ONG E-Lixo.

A ONG E-Lixo está localizada na Rua Ermelindo Leão, 385 Vila Portuguesa, no quadrilátero central de Londrina.

Se a pessoa levar o lixo até a sede da ONG não vai ter custo. Caso seja necessário a ONG ir até o local recolher é cobrado uma taxa de R$ 30.

O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira das 8h da manhã até meio dia. Depois reabre a 1h30 da tarde e segue até às 6h da noite. Aos sábados o atendimento é realizado das 8h ao meio dia.   Outras informações pelo telefone 3339-0475.

Comentários