SEXTA, 09/09/2016, 19:05

Onze escolas municipais de Londrina conseguem deixar “nível de alerta” da educação básica

Elas elevaram suas médias no Ideb e saíram de grupo que ainda tem outras oito unidades. Para secretária de Educação, envolvimento de diretores com aspectos pedagógicos é um dos principais motivos para a melhora.

A secretaria de Educação de Londrina classifica as escolas municipais em três grupos de acordo com os resultados obtidos pelos estudantes no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. No último ranking, eram 19 unidades listadas em vermelho, pois tinham as menores notas da rede de ensino. No entanto, após a divulgação do Ideb de 2015, 11 escolas elevaram suas médias e conseguiram deixar a parte de baixo da tabela. Fato comemorado pela secretária da pasta, Janet Thomas.

Mesmo assim, ela apontou que duas unidades que continuam no grupo vermelho estão em situação bastante delicada: a Zumbi dos Palmares, na região sul, e a Maria Cândida Peixoto, na região leste. Conforme Janet, ambas se encontram sob intervenção da secretaria desde o último ano.

A secretária de Educação detalhou que a Escola Municipal Neman Sahyun, que tem o maior Ideb de Londrina, de 8,2 pontos, também estava em condição problemática quando o levantamento começou a ser divulgado. E esse quadro só foi revertido depois da união de esforços entre a equipe e pais de alunos.

As escolas do município que mais cresceram no ranking de 2015 em comparação com o de 2013 foram a Maestro Roberto Panico, na região leste, e a Luiz Marques Castelo, no distrito do Espírito Santo. A média de ambas subiu 1,3 e agora está em, respectivamente, 7,2 e 6,1 pontos.

Em Londrina, a média do Ideb nos primeiros anos do ensino fundamental, de 6,5, está acima do índice do Paraná, que é de 6,1 pontos. Para a secretária Janet Thomas, o envolvimento dos diretores com a parte pedagógica é um dos aspectos primordiais para a melhoria da qualidade de ensino.

A prova do Ideb é aplicada pelo Ministério da Educação a cada dois anos e avalia os estudantes do 5º e do 9º ano do ensino fundamental. Ao todo, Londrina tem 84 escolas municipais.

Comentários