Onze mil doses da Coronavac liberadas pela Sesa devem chegar a Londrina só na sexta-feira
Cidade vai ficar com mais da metade do total destinado à Regional de Saúde, que desta vez serão exclusivas para os idosos com 75 a 79 anos.
O lote com quase 260 mil doses da Coronavac, enviado pelo Ministério da Saúde, chegou ao Aeroporto Internacional Afonso Pena na noite de terça-feira. As vacinas foram separadas em quantidades menores e na tarde de quarta começaram a ser distribuídas às 22 Regionais de Saúde do Estado. As vacinas ficaram armazenadas no Centro de Medicamentos do Paraná, o Cemepar.
Do total enviado nesta oitava remessa, de 129.200 doses, metade das recebidas pela Sesa, a 17ª Regional de Saúde ficou com 11.130 doses, sendo 10.680 para idosos com idade entre 75 e 79 anos e outras 450 para trabalhadores da saúde.
Segundo a 17ª Regional de Saúde as doses devem começar a ser distribuídas para os municípios na sexta-feira, já que desta vez um motorista do órgão precisou ir de carro para Curitiba para buscar o material. Londrina vai receber pouco menos de 6.400 doses, exclusivas para os idosos na faixa entre 75 e 79 anos.
Com a nova remessa da Coronavac, o Paraná soma pouco mais de 1.260.000 doses recebidas do Governo Federal. A maior parte delas, pouco mais de 1 milhão, do imunizante desenvolvido pelo laboratório Sinovac em parceria com o Instituto Butantan. No caso da vacina da AstraZeneca e Fiocruz foram menos de 200 mil doses até agora.
Até esta terça-feira, segundo o Governo do Estado, o Paraná tinha vacinado quase 680 mil pessoas contra a Covid-19, sendo 506 mil com a primeira dose e 173 mil que finalizaram a imunização com as duas aplicações. Com isso, o Estado vacinou, com a primeira dose, menos de 13% do total de 4 milhões de paranaenses dos grupos prioritários.
A Secretaria de Saúde de Londrina informou que vai aguardar o recebimento das doses para divulgar o esquema de vacinação dos idosos em mais esta etapa.