QUARTA, 16/09/2020, 17:06

Operação do Crea encontra irregularidades em mais da metade das caldeiras de Londrina e região

Apesar disso, 86% dos locais com problemas já providenciaram a regularização após a ação. Os demais estabelecimentos podem ser denunciados ao Ministério do Trabalho.

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) do Paraná passou as últimas semanas em uma operação intensa de fiscalização nas caldeiras de Londrina e região. Mais de 150 estabelecimentos, como frigoríficos, hospitais, hotéis e lavanderias, foram identificados pelos fiscais como possuidores dos equipamentos de alta pressão. De acordo com o órgão de fiscalização, 58% dos empreendimentos vistoriados estavam irregulares. Apesar disso, 86% dos locais com problemas providenciaram a regularização logo após a ação de fiscalização. Quem explica é facilitador de fiscalização do Crea na região de Londrina, Alexandre Barroso.

Ele lembra, ainda, que os empreendimentos que ainda não se regularizaram receberam um prazo para a adequação das caldeiras. Se nada for feito, conforme Barroso, os locais poderão ser denunciados ao Ministério do Trabalho.

A fiscalização foi realizada em diversas etapas. Num primeiro momento, o Crea separou 98 locais que já possuíam a chamada ART, Anotação de Responsabilidade Técnica, vigente. Os responsáveis comprovaram que profissionais capacitados, no caso engenheiros mecânicos, prestavam serviço e ajudavam a fazer a manutenção das caldeiras. Dos 54 que sobraram, 16 estavam com as caldeiras desativadas e os demais, 31, apresentaram problemas. Na avaliação do fiscal do Crea, manter os equipamentos em condições adequadas é essencial para que acidentes sejam evitados.

Por Guilherme Batista

Comentários