Operação identifica irregularidades em postos de combustíveis de Londrina
Na lista de problemas, gasolina sem cheiro, bomba baixa, indícios de sonegação fiscal e produtos vencidos nas lojas de conveniência.
Uma operação conjunta entre o Ministério Público (MP), o Procon, a ANP (Agência Nacional do Petróleo), Receita Estadual e IPEM (Instituto de Pesos e Medidas) fiscalizou 10 postos de combustíveis de Londrina entre terça e quinta-feira.
Segundo relatório divulgado pela Promotoria de Defesa do Consumidor, a ANP encontrou gasolina sem cheiro em um posto e levou para análise. Um posto bandeira branca foi flagrado utilizando as logomarcas de um posto bandeirado. O estabelecimento foi autuado por isso.
Ainda de acordo com o relatório, a Receita Estadual encontrou vários indícios de sonegação fiscal. Nesses casos, foram solicitadas documentações aos donos dos postos.
Um estabelecimento foi multado pelo IPEM por conta de duas bombas baixas. Quinze bombas foram reprovadas por problemas nas mangueiras, vazamentos e falta de indicação obrigatória da marca. Agora, os postos tem um prazo para se adequarem.
Segundo o coordenador Gustavo Richa, o Procon identificou oito postos com problemas, sendo seis com produtos vencidos, cinco sem precificação nos produtos, quatro sem o Código de Defesa do Consumidor (CDC). Além de dois estabelecimentos sem informação dos produtos e um posto com mercadorias vencidas na loja de conveniência.
A operação também contou com a ajuda da Polícia Militar (PM)