TERCA, 22/05/2018, 19:11

Operação Noite Fria terá até agosto 250 leitos para abrigar moradores de rua de Londrina

Mas a estimativa é que existam mais de 500 moradores de rua na cidade. 

A queda de temperatura nessa semana fez com que a prefeitura de Londrina agilizasse os trabalhos para atender pessoas em situação de rua.

A Operação Noite Fria atende uma estimativa de 500 pessoas que hoje vivem em mais de 54 locais públicos ao relento. Nesse período do ano o esforço é maior. Há três anos, nesse mesmo período do ano a prefeitura contabilizava em média 300 moradores de rua na cidade, um aumento expressivo nos últimos anos.

De acordo com a diretora de Proteção Social Especial da Secretaria de Assistência, Joseane Nogueira, os moradores de rua escolhem se querem ir para um abrigo da prefeitura. Cinco entidades estão cadastradas pela prefeitura para atender à população de rua.

Hoje são disponibilizadas pouco mais de 200 vagas em leitos, com possibilidade de aumentar. São 154 já disponíveis o ano todo, 32 vagas que vão abrir em agosto e outras 64 abertas até o final desse mês. Somando no total 250 leitos previstos.

São disponibilizados R$ 12 mil mensais para os moradores de rua de outras cidades retornarem à origem, a prefeitura paga a passagem de volta para essas pessoas.

O trabalho aqui é de acolhimento. As equipes se dividem nos horários entre 7h da manhã até 11h da noite e das 11h da noite à 1h da madrugada.

A Operação Noite Fria permanece durante quatro meses.

A população pode solicitar a visita de uma equipe em locais onde há moradores de rua pelo telefone 9 9991-4568, ou 3378-0414. A população também pode doar alimentos, produtos de higiene pessoal, roupas e cobertores que serão distribuídos nas entidades, dúvidas sobre os locais de entrega podem ser respondidas pelo telefone 3378-0417.

Comentários