QUINTA, 18/11/2021, 14:30

Os desafios e preconceitos enfrentados por autistas será tema de ato no centro de Londrina

Conselho e lideranças organizam mais uma etapa da campanha visibilidade importa

O Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Londrina promove mais uma ação da campanha #visibilidadeimporta do Pacto PCD, que é uma união de esforços inclusão de Pessoas com Deficiência.

A primeira ação do Pacto PCD foi realizada em julho e, desde então, foram abordadas as dificuldades enfrentadas pelos surdos, cegos, pelas pessoas com deficiência física e, agora, será a vez dos autistas.

A presidente do Conselho Municipal do Direito da Pessoa com Deficiência, Ghislaine Teixeira da Silveira.

 Agora, a iniciativa pretende chamar atenção para as barreiras que as pessoas autistas enfrentam diariamente na nossa cidade.

A campanha faz parte do Pacto Coletivo pelas Pessoas com Deficiência de Londrina, iniciativa articulada pelo conselho municipal em parceria com a prefeitura, vereadores e entidades. A intenção é unir lideranças políticas e sociedade civil organizada por um compromisso pela inclusão nas cidades. Na sequência das ações, o conselho, em parceria com autoridades e lideranças locais, vai elaborar um documento com todas as dificuldades verificadas e as sugestões com as soluções.

Entre os problemas já encontrados até agora em locais públicos, como o calçadão, terminais urbanos e ruas de grande movimento, está a falta de rampas de acesso aos cadeirantes, ausência de comunicação em braile para os cegos e de piso tátil, além da falta de linguagem escrita para os surdos e de tradutores de libras.   

 Para iniciar a ação o grupo vai se reunir às 14h desta sexta-feira (19) em frente ao CMEI Valéria Veronesi (Super Creche), na Rua Benjamin Constant, 800.

Comentários