Outubro Rosa tem Dia D neste sábado, em Londrina
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, 19 UBSs vão fazer a coleta gratuita de exame de câncer de útero, avaliação das mamas e a solicitação de outros exames.
Um sábado inteiro dedicado à saúde da mulher londrinense, com foco no público feminino que tem maior risco para a incidência do câncer de mama e de colo de útero. Para participar do Dia D, que vai ser realizado em 19 UBSs da cidade, é preciso agendar um horário, por telefone ou presencialmente na própria unidade, para evitar filas e espera.
O secretário Municipal de Saúde, Felippe Machado, afirma que o mutirão de sábado vai das 8h às 14h e é destinado, principalmente, às mulheres que não têm tempo durante a semana. Ele explica que vai ser feita coleta de material para preventivo de câncer de útero, avaliação das mamas e, se necessário, pedidos para outros exames de rotina.
O secretário de Saúde diz que tanto o câncer de colo uterino quanto o de mama, quando diagnosticados na fase inicial, têm alta taxa de cura, sem falar no tratamento com técnicas menos invasivas e agressivas.
Felippe Machado explica para quais faixas etárias os exames preventivos dos dois tipos de câncer são recomendados.
O secretário diz ainda que no sábado, 22, será realizado outro Dia D, com a participação de 23 UBSs no mutirão.
Dados do Instituto Nacional de Câncer, vinculado ao Ministério da Saúde, mostram que o câncer de mama é o tipo que mais atinge mulheres em todo o mundo, com, aproximadamente, 2,3 milhões de novos casos em 2020, ou quase 25% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas em mulheres.
Para o Brasil, foram estimados pouco mais de 66 mil novos casos em 2021, com um risco de mais de 61 casos a cada 100 mil mulheres.