QUINTA, 26/11/2020, 15:49

Outubro tem saldo positivo de postos de trabalho em Londrina e mais quatro cidades da Região Metropolitana

Destaque para o comércio, que gerou mais de 800 novas vagas nos cinco municípios avaliados

O estoque de emprego formal nas cinco principais cidades da Região Metropolitana de Londrina apresentou saldo positivo de 2.039 postos de trabalho em outubro, de acordo com o CAGED, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados. Foram 10.618 contratações e 8.579 desligamentos no mês. Entre os cinco municípios, Londrina foi o que apresentou maior evolução em termos absolutos, com 1.256 novos postos de trabalho formal.

Aqui na cidade, destaque positivo para o comércio, que recuperou quase metade desse total, com 539 novas vagas. Se forem considerados todos os municípios da Região Metropolitana, os números positivos do comércio se repetem, com a geração de 803 postos de trabalho.

O economista e professor da UTFPR, responsável pelo levantamento, Marcos Rambalducci, afirma que foi mais um mês positivo para Londrina e os outros quatro municípios avaliados.

Rambalducci diz ainda que os números positivos da geração de empregos no comércio em outubro são reflexo dos dados negativos dos meses anteriores e de um certo aquecimento da economia por conta do fim de ano.

Proporcionalmente à população, Cambé teve a maior evolução no saldo de vagas em outubro, na comparação com o mês anterior, considerados todos os setores, 1,6%.

Das cinco cidades da Região Metropolitana de Londrina, apenas Ibiporã apresentou saldo negativo na geração de empregos formais em outubro, puxado pelo desempenho ruim da agropecuária. Foram 168 postos a menos em outubro na cidade só no segmento.

Em outubro, todos os estados registraram variação positiva no saldo de emprego formal. O Paraná teve pouco mais de 33 mil postos criados, aumento de 1,2 % em relação a setembro. Foram quase 125 mil contratações e pouco menos de 92 mil desligamentos. No Brasil, de acordo com o CAGED, o saldo também foi positivo, com saldo de quase 395 mil vagas criadas no mês..

Comentários