TERCA, 19/05/2020, 19:40

Paciente de 82 anos que estava internada na Santa Casa é a 18ª vítima da COVID-19 em Londrina

Assessoria do hospital nega surto da doença, mas presidente do SinSaúde diz que tem informações sobre mais de uma dezena de funcionários da unidade afastados por suspeita da doença.

A morte de uma paciente da Santa Casa por COVID-19 foi confirmada na manhã desta terça-feira pela própria unidade. A idosa, de 82 anos, estava internada na UTI do hospital desde o dia 18 de abril. O novo óbito, o 18º de Londrina, foi confirmado também pela Prefeitura no início da noite. A assessoria do hospital negou a existência de um surto e informou à CBN Londrina que até o final do dia enviaria informações sobre o número de casos confirmados da doença entre pacientes e profissionais da unidade. O que não ocorreu até a conclusão da reportagem.

No início de abril, após uma ação movida pelo SinSaúde, Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Londrina e Região, a Justiça do Trabalho determinou que a Santa Casa distribuísse equipamentos de proteção para todos os funcionários. Na época, o hospital garantiu que seguia à risca os protocolos das autoridades de saúde municipais, que não havia necessidade de todos os profissionais utilizarem os EPIs e informou que iria recorrer da decisão.

O presidente do SinSaúde, Joel Lisboa, afirma que recebeu informações sobre a existência de mais de uma dezena de casos de COVID-19 na Santa Casa, e que a principal preocupação dos profissionais é em relação a um possível surto da doença na unidade.

O presidente do SinSaúde diz ainda que a direção do hospital foi notificada pelo sindicato na tarde desta terça-feira para que preste informações sobre a situação de momento da unidade em relação aos casos de COVID-19.

Sobre a disponibilização dos EPIs para os profissionais da unidade, o presidente do SinSaúde diz que recebeu a informação de que há restrições no uso dos equipamentos.

Comentários