SEGUNDA, 11/04/2022, 17:30

Pais ou responsáveis vão poder escolher qual vacina contra o coronavírus o filho vai receber em Londrina

Secretaria de Saúde tomou medida com o objetivo de aumentar a cobertura principalmente entre as crianças, uma vez que 17% delas não receberam nem a primeira dose ainda na cidade. Município também ampliou aplicação das quartas doses para idosos com 60 anos ou mais.

O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, anunciou, em entrevista coletiva nesta segunda-feira (11), que os pais ou responsáveis vão poder escolher, a partir de agora, qual vacina contra o coronavírus o filho vai receber na cidade. A medida vale para crianças e adolescentes que têm entre 6 e 17 anos de idade. Atualmente, quem está dentro dessa faixa-etária está sendo vacinado com doses da Pfizer e da Coronavac. Segundo Machado, a escolha vai precisar ser feita na hora do agendamento da aplicação da dose e só vale para quem ainda não tomou nem a primeira dose do imunizante.

Ele disse que o município resolveu tomar a medida com o objetivo de aumentar a cobertura vacinal principalmente entre as crianças. Atualmente, 17% dos 42 mil meninos e meninas de 5 a 12 anos ainda não iniciaram a imunização contra a Covid-19 em Londrina. O secretário de Saúde lembrou que tanto a vacina da Pfizer como a da Coronavac são eficazes e aprovadas pela Anvisa, e destacou que a medida só foi tomada por conta da disseminação de fake news relacionadas aos imunizantes, que, conforme ele, confundiram e geraram dúvidas em algumas famílias.

No sábado (9), a UBS do Cabo Frio ficou aberta durante todo o dia para vacinar contra a Covid-19 crianças e adolescentes sem agendamento, mas apenas 358 delas compareceram para iniciar a imunização. Machado destacou a importância da vacinação para por fim à pandemia, e disse que isso só vai ocorrer quando houver uma ampla cobertura também entre o público infantil.

A Secretaria Municipal de Saúde também anunciou nesta segunda a ampliação da aplicação das quartas doses, ou segundas doses de reforço, em idosos com 60 anos ou mais. Quem está dentro desta faixa-etária e tomou a terceira dose há, no mínimo, quatro meses já pode entrar no site da prefeitura e agendar a nova aplicação. Segundo Machado, 42 mil londrinenses fazem parte deste novo grupo a ser contemplado com o reforço.

Comentários