QUINTA, 02/09/2021, 16:37

Pandemia aumenta de 10% para 15% índice de evasão escolar nos colégios estaduais de Londrina e região

Atualmente, são cerca de dez mil alunos que estão matriculados, mas que não participam mais das atividades, sejam elas presenciais ou remotas. Núcleo Regional de Educação tem trabalhado na tentativa de recuperar o vínculo dos estudantes com as escolas.

A taxa de evasão escolar aumentou significativamente nos colégios estaduais de Londrina e região por conta da pandemia de coronavírus. O percentual de estudantes que “abandonaram” as salas de aula foi de 10% para 15% no último ano e meio. O índice corresponde a cerca de 10 mil alunos, que continuam matriculados, mas que não estão participando mais das atividades, sejam elas presenciais ou remotas. A coordenadora do setor de Equipe de Ensino do Núcleo Regional de Educação, Gisele de Paula, explicou que uma série de fatores influenciou na decisão dos alunos de largarem os colégios durante a pandemia. Muitos deles, conforme ela, tiveram que começar a trabalhar para ajudar em casa. Em outros casos, as próprias famílias, com medo dos riscos trazidos pela Covid-19, optaram por manter os filhos longe dos colégios. A falta de condições de alguns alunos em acompanhar as aulas online também está entre os principais motivos, conforme destacou a coordenadora.

Na última semana, por exemplo, em cidades de toda a região, cerca de 50 mil alunos participaram das atividades no chamado sistema híbrido, sendo 25 mil nas salas de aula e 25 mil de forma remota. O número de matriculados, por sua vez, chega a 67 mil. Ou seja, 17 mil alunos estavam ausentes, mas nem todos eles, conforme Gisele, estão dentro do que pode ser considerado uma situação de evasão escolar.

Para tentar diminuir o índice, o Núcleo Regional de Educação tem realizado uma série de campanhas, principalmente nas redes sociais, para mostrar aos alunos e às famílias deles a importância da formação acadêmica. Em algumas escolas, também foram formadas equipes que estão entrando em contato pelo telefone - e até presencialmente - com os estudantes e responsáveis para verificar o que pode estar havendo. De acordo com Gisele, como os motivos para a evasão são diversos, cada caso é tratado de forma única pelos educadores.

O telefone do Núcleo Regional de Educação, para mais informações, é o 3371-1300.

Por Guilherme Batista

Comentários