TERCA, 30/08/2016, 19:40

Para candidatos a prefeito, melhoria da gestão é principal demanda da Saúde de Londrina

Políticos dizem que a saída para os problemas é aperfeiçoar a administração da pasta. As sugestões vão desde ações de informatização até auditoria nos contratos da secretaria.

Diferentes pesquisas de opinião apontam que a saúde está entre as principais queixas da população de Londrina. E, entre os oito candidatos a prefeito da cidade, a área é tida como prioritária. Ao menos nos discursos.

Nossa reportagem ouviu os postulantes ao cargo e constatou que promessas de melhorar a gestão da Saúde do município se repetem em diversas falas. Para fazer isso, os políticos citam diferentes alternativas. Desde incrementar a informatização do setor até auditar os contratos da secretaria.

André Trindade, do PPS, defendeu o mapeamento de problemas da Saúde para que eles sejam resolvidos de maneira específica. Para ele, a pasta dispõe de orçamento adequado, mas é preciso otimizar o trabalho de seus servidores.

O discurso em prol dos funcionários da Saúde também foi adotado pela candidata Flávia Romagnoli, da Rede, que alegou ainda que o tratamento dispensado aos pacientes tem de ser “mais humanizado”.

Já Luciano Odebrecht, do PMN, argumentou que o município deve firmar convênios com clínicas particulares para desafogar a fila por atendimentos. Segundo ele, isso ainda reduziria despesas do Executivo local.

Marcelo Belinati, do PP, disse que não é necessário fazer grandes obras para a Saúde de Londrina, mas incrementar estruturas que já existem, como os postos de saúde. O deputado federal, que citou que está em busca do aumento dos repasses do SUS para a cidade, também pediu a informatização da área.

Da mesma maneira, promessas de eficiência para a gestão da pasta marcaram o discurso de Odarlone Orente, do PT, que afirmou que o serviço prestado pelos postos de saúde precisa melhorar a ponto de o tempo de espera por uma consulta não passar de sete dias.

Paulo Silva, do Psol, falou igualmente em valorizar os servidores da secretaria e melhorar a qualidade do atendimento. De acordo com o candidato, os contratos do órgão precisam ser auditados e os conselhos de usuários necessitam de participação ativa nas decisões da Saúde.

Alinhada com a atual administração, Sandra Graça, do PRB, declarou que planeja concluir projetos da gestão Kireeff, como as reformas do PAI e da Maternidade Municipal. Na fala da candidata, a humanização do atendimento e a informatização dos processos do setor foram temas que voltaram a aparecer.

Apoiado pelo PSD do prefeito Alexandre Kireeff, Valter Orsi, do PSDB, falou em tom de continuidade e também pediu a conclusão das reformas do PAI e da maternidade, além da transferência do Samu para um novo prédio. O candidato também defendeu o uso da tecnologia da informação na Saúde para agilizar atendimentos.

As propostas de governo dos candidatos a prefeito de Londrina podem ser acessadas na íntegra por meio da página eletrônica do Tribunal Superior Eleitoral, que é www.tse.jus.br/eleicoes/eleicoes2016. Nesse endereço é possível clicar no portal de divulgação de candidaturas, no qual há os perfis dos oito nomes que disputam o Executivo da cidade.

Comentários