SEGUNDA, 20/09/2021, 07:00

Paraná inicia plantio de soja com projeção de aumento na produtividade para o próximo ciclo

Objetivo é aumentar a produção em 6% e aproveitar a fase de bons preços

As regiões Oeste e Noroeste já começaram a semear a lavoura de Soja, atingindo aproximadamente 1% da área de plantio, estimada em 5,62 milhões de hectares. A chuva desta semana já ajudou e a previsão é positiva também para os próximos dias, segundo o economista do Departamento de Economia Rural do Paraná, Marcelo Garrido.

Na região de Londrina, o plantio deve começar no próximo mês. Existe uma expectativa boa para a próxima safra. Se o tempo ajudar, o objetivo é colher 21 milhões de toneladas de soja, 6% a mais do que a safra passada. Os preços da commodity seguem em ótimos patamares, em torno de R$ 160,00 a saca. Mesmo considerando o aumento no custo dos insumos, é uma cultura que permanece forte.

Com relação à produção brasileira, o levantamento da Companhia Nacional do Abastecimento (Conab) mostra que o volume de soja produzido na safra 2020/21 foi de 135,91 milhões de toneladas. Os principais estados produtores no período foram, respectivamente, Mato Grosso (35,88 milhões de toneladas), Rio Grande do Sul (20,78 milhões de toneladas) e Paraná (19,88 milhões). A projeção para o próximo ciclo é que o Brasil lidere o ranking mundial, com uma produção de 144 milhões de toneladas.

Por Livia de Oliveira

Comentários