SáBADO, 28/09/2024, 09:22

Paraná recebe 35 mil doses da vacina contra a Covid-19

Nova remessa, já distribuída aos municípios, é para população em geral acima de 18 anos

O Paraná recebeu e distribuiu aos municípios durante a semana 35 mil doses da vacina monovalente XBB contra a Covid-19. O imunizante é o mais atual em uso no combate à doença, pois protege contra a variante XBB 1.5, que faz parte das que circulam atualmente do coronavírus. A nova remessa é destinada para os grupos prioritários e à população em geral acima de 18 anos. Mesmo com o esquema prévio de vacinação, a recomendação é a aplicação de uma dose da vacina XBB, respeitando o intervalo mínimo de três meses após a última dose.

A Secretaria de Estado da Saúde reforça que a imunização continua sendo a melhor forma de prevenção contra os casos graves e internamentos por Covid-19, já que o vírus permanece circulando. As doses de reforço são fundamentais para evitar o adoecimento. No Paraná já foram aplicadas 29 milhões e 845 mil doses da vacina contra a Covid-19, com 88% de cobertura para as duas doses, 57% para as três doses e 20% para quatro. Em números absolutos o Paraná está em quinto lugar no país. A coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde, Acácia Nasr, lembra as medidas adicionais contra a doença. 

No Paraná, de acordo com sistema Notifica Covid-19, do início do ano até agora foram confirmados 44.050 casos. Em setembro, houve 2.241 confirmações, 19% a menos se comparado ao mês de agosto. Atualmente o coronavirus se destaca como sendo um dos principais vírus circulantes. Das 1.371 amostras processadas pelo Laboratório Central do Estado do Paraná de pacientes de Unidades Sentinelas, com Síndromes Gripais e Síndrome Respiratória Aguda Grave internados e mortes, 22% são por Covid-19, perdendo apenas para o Rinovírus, com uma porcentagem de 26% de confirmações. Acácia Nasr destaca mais sobre os vírus circulantes respiratórios.

A Secretaria da Saúde recebe as vacinas do Ministério da Saúde, distribui para todos os municípios com diretrizes técnicas de acordo com o Programa Nacional de Imunizações, monitorando as coberturas vacinais e solicitando mais doses conforme a necessidade.

Por Rafael Sanchez

Comentários