QUARTA, 16/06/2021, 19:00

Paraná registra aumento de mais de 1.000% nos óbitos por Covid-19 em maio na comparação com mesmo mês de 2020

Dados dos Cartórios revelam ainda que foi o segundo mês com mais vidas perdidas para a doença no estado, atrás apenas de março deste ano e especialista fala em tragédia sanitária.

Com a segunda maior quantidade de mortes no Paraná desde o início da pandemia, maio mostrou que os números da doença ainda estão bem longe do controle. Os dados do mês, divulgados pelo Portal da Transparência do Registro Civil, só ficam abaixo do total registrado em março deste ano, quando o estado registrou os piores 30 dias da pandemia e o pico da segunda onda da doença no estado. Em números absolutos, maio registrou 4.577 mortes causadas pela Covid-19, enquanto em março foram 5.851 óbitos.

Na comparação com maio de 2020, quando foram 406 óbitos, a situação é muito pior e revela como a doença avançou no estado. Um aumento de mais de 1.000% dos óbitos no Paraná.

O médico sanitarista e ex-secretário de Saúde de Londrina, Gilberto Martins, fala em tragédia sanitária e pior momento da pandemia e diz que os números oficiais das mortes pela Covid-19 no mês passado revelam uma realidade de agravamento da situação que muitos especialistas já vinham percebendo diariamente.

Martins afirma ainda que enquanto a vacinação seguir em ritmo lento, a medida mais efetiva para evitar o contágio pelo vírus é o distanciamento social e encerra a entrevista com uma frase forte para quem insiste em provocar aglomeração.

Já no Brasil, maio registrou um aumento bem menor dos óbitos na comparação com o mesmo mês de 2020 que aqui no Paraná, 72%. Foram 49.282 mortes agora, frente a 28.667 no mesmo mês do ano passado. Outros 17 estados, além do Paraná também apresentaram números maiores este ano, enquanto nove tiveram queda.

Os dados são divulgados pelo Portal da Transparência do Registro Civil, com base de dados abastecida em tempo real pelos Cartórios de todo país. Os números ainda podem sofrer mudanças, já que o prazo legal para envio de óbitos à plataforma nacional pode ser de até 12 dias a partir do falecimento.

Comentários