TERCA, 14/06/2022, 19:10

Patrões e empregados não chegam a acordo e comércio deve ficar fechado durante o Feriado do Padroeiro em Londrina

Sindicato dos trabalhadores pediu por pagamento de hora extra e compensação do dia trabalhado em uma outra data, o que, na avaliação do Sincoval, tornaria inviável a abertura das lojas.

O comércio de rua não deve funcionar durante o Feriado do Padroeiro, que, neste ano, vai ser celebrado no próximo dia 24 em Londrina. A data cai em uma sexta-feira e seria utilizada pelos lojistas na recuperação de parte das perdas acumuladas ao longo da pandemia de coronavírus. Entretanto, patrões e empregados não conseguiram chegar a um acordo.

O Sincoval, que representa os lojistas, propôs pagar hora extra aos funcionários ou compensar o dia trabalhado com folga em uma outra data a ser definida. Já o Sindecolon, sindicato dos empregados, informou que os funcionários só aceitariam trabalhar caso recebessem a hora extra e também tivessem direito à compensação do feriado.

A condição apresentada pelos trabalhadores, segundo o assessor jurídico do Sincoval, Ed Nogueira, tornaria inviável a abertura das lojas na data mencionada.

Ele garantiu, entretanto, que o Sincoval deve continuar negociando com o Sindecolon na tentativa de encontrar uma forma adequada, tanto para lojistas quanto para empregados, para que as lojas abram as portas no próximo feriado municipal.

Por Guilherme Batista

Comentários