Peixarias em Londrina devem registrar movimento 30% maior durante a Quaresma
Tradição religiosa em preparação para a Páscoa, movimenta o setor de pescados. O Bacalhau, segue sendo o campeão de vendas.
Diversificar o consumo de proteínas é um hábito que tem aumentado entre os brasileiros. Porém, na Quaresma, a substituição da carne vermelha por peixes e ovos é tradição e até mesmo um costume religioso para os cristãos, especialmente os católicos. Sendo assim, de acordo com Everton Ruiz, que é supervisor regional de um hipermercado em Londrina, o movimento no setor de peixaria deve aumentar em 30% no período que antecede a Páscoa.
Neste ano, a Quarta-Feira de Cinzas, que marca o início da Quaresma, cai no dia 14 de fevereiro, mais cedo que no ano passado. Por isso os supermercados também precisam se antecipar. O principal investimento do ano está no bacalhau, um peixe bastante vendido nesta época, que traz novidades nos preços com uma pequena queda em relação ao ano passado.
Enlatados de sardinha e atum devem acompanhar o aumento nas vendas, por serem opções práticas utilizadas em pratos refrescantes como saladas e sanduíches, assim como em massas e pizzas. Claro, que não podemos esquecer dos ovos de chocolate, que este ano tem previsão de aumento nas vendas em torno dos 20%.
Sobre os peixes, uma outra novidade, os estados do Paraná e São Paulo são os maiores produtores e exportadores de tilápia do país, o que deve favorecer a oferta deste peixe em diversos cortes e formatos ao consumidor, não só durante a Quaresma, mas ao longo deste ano.