QUINTA, 08/10/2020, 11:38

Pela primeira vez na história, metade das candidaturas a vice-prefeito em Londrina é de mulheres

Nas últimas eleições, em 2016, havia apenas uma mulher entre oito postulantes a vice

Durante a campanha eleitoral, os candidatos a vice-prefeito estão quase sempre relegados ao segundo plano. Aparecem pouco na propaganda eleitoral, quase não discursam, mas muitas vezes podem assumir o cargo mais importante da cidade de uma hora para outra.

Estão na disputa este ano em Londrina o atual vice-prefeito João Mendonça, na  chapa com Marcelo Belinati, o deputado estadual Mateus Petriv, vice de Boca Aberta, o vereador Felipe Prochet, vice de Tiago Amaral, a advogada Fernanda Viotto, vice de Márcio Stamm, a empresária Ines Stadler, vice de Barbosa Neto, o administrador Ciro Novaes, vice de Aguila Misuta, a historiadora Isabel Diniz, vice de Carlos Scalassara, o contador Osvaldo Lima, vice de Márcio Sanches, a aposentada Vera Eunice, vice de Junior Santos Rosa, e a empresária Suzana Loureiro, vice de Álvaro Loureiro.
Em Londrina, metade dos candidatos a vice-prefeito é de mulheres, representatividade recorde na cidade. Para se ter uma ideia, nas últimas eleições municipais, em 2016, havia apenas uma mulher entre os oito candidatos a vice. Em 2012, dos seis candidatos, nenhuma representante do sexo feminino.

Entre os dez postulantes ao cargo, três estão na política: o vice-prefeito João Mendonça, o deputado estadual Mateus Petriv e o vereador Felipe Prochet.

A média de idade dos candidatos a vice é de 51 anos. O mais novo, Mateus Petriv, tem 24 anos. O mais velho, Ciro Novaes, 77.

Dois têm parentesco com os candidatos a prefeito. Mateus Petriv é filho de Emerson Petriv, do PROS, e Suzana Loureiro é filha de Álvaro Loureiro, do PV. Ela entrou na disputa depois que o também empresário Luciano Mendes desistiu do pleito.

Em relação ao patrimônio dos candidatos a vice, dois possuem bens avaliados em até 100 mil reais: Mateus Petriv e  Ciro Novaes. Três estão na faixa entre 100 e 200 mil: Vera Eunice, Fernanda Viotto e João Mendonça;  quatro têm patrimônio declarado entre 200 e 450 mil reais: Isabel Diniz, Suzana Loureiro, Ines Stadler e Felipe Prochet. O único entre os dez candidatos a vice com patrimônio milionário é Osvaldo Lima, com bens declarados em 2,2 milhões de reais.

O salário de vice-prefeito em Londrina é de 7.193 reais, valor 63% inferior ao salário de prefeito, hoje estabelecido em 19,1 mil reais.
 

Comentários