Penitenciária Estadual de Londrina sofre com surto de coronavírus, confirma 17ª Regional de Saúde
Pelo menos 27 detentos testaram positivo para doença. Outros nove surtos são acompanhados pelo poder público na região, sete deles em Londrina.
A 17ª Regional de Saúde confirmou, em primeira mão à CBN nesta quarta-feira (16), que a Penitenciária Estadual de Londrina tem sofrido com um surto de coronavírus desde o início deste mês. Segundo o órgão, um dos presos começou a apresentar os sintomas da doença há algumas semanas, quando ficou decidido que todos os detentos que tiveram contato com ele iriam ser testados para Covid-19. De acordo com a assessora da 17ª Regional de Saúde, Fabrícia Martins Januário, cerca de sessenta presos fizeram os exames, e 27 deles testaram positivo para doença. O grupo foi realocado em um ala isolada no presídio e está sendo monitorado pela Vigilância Sanitária do município. Ainda conforme a assessora, todos eles estão assintomáticos.
Além da situação na PEL, a 17ª Regional de Saúde acompanha outros nove surtos na região, sete deles em Londrina. Estão entre os casos em monitoramento o registrado no Cismepar, que, inclusive, já causou a morte de um funcionário, e o de uma casa de passagem de moradores de rua. Fabrícia garantiu que, entre todos os casos, não há contaminados em estado grave, e que o poder público tem atuado de forma reforçada para garantir com que os infectados fiquem isolados ou sejam afastados do trabalho, e também para que todos os locais passem por um trabalho reforçado de limpeza e higienização.