Perfil do delegado de Estelionatos de Londrina é clonado no Facebook
Criminosos estão usando a conta para fazer postagens oferecendo vantagens financeiras que configurariam golpe. Inquérito foi instaurado para investigar o caso.
O delegado de Estelionatos de Londrina, Edgard Soriani, revelou, em entrevista coletiva nesta sexta-feira (17), que teve a sua conta pessoal do Facebook clonada por hackers. Ele disse que não usava mais o perfil, e que só ficou sabendo da situação depois de ser avisado por um amigo. Os criminosos, inclusive, já estavam usando a conta para tentar aplicar golpes. No espaço para os chamados “stories”, eles fizeram uma série de postagens oferecendo vantagens financeiras, pedindo para que os seguidores mandassem dados pessoais e até quantias em dinheiro que, segundo as publicações, iriam gerar um retorno que botaria inveja em qualquer tipo de investimento. Numa das postagens, por exemplo, a oferta é tentadora: quem ousasse “investir” R$ 150 iria receber, em troca, quase R$ 3 mil em “fundos de investimento”. Golpe claro, segundo o delegado, que, neste caso, também foi vítima.
Soriani explicou que, por não usar mais a conta, se esqueceu de fazer a chamada verificação em duas etapas, o que teria deixado o perfil desprotegido e propício para a clonagem. Ele até tentou recuperar o perfil, mas já era tarde demais.
O delegado também garantiu que já instaurou um inquérito para investigar o caso, uma vez que, apesar de a atitude dos golpistas não gerar nenhum prejuízo a ele próprio, a oferta das supostas vantagens financeiras na rede pode fazer com que pessoas que não sabem da clonagem acreditem e caiam no golpe.