QUARTA, 26/02/2020, 18:13

Pesquisa aponta que os brasileiros pretendem guardar dinheiro

Planejar e prever imprevistos são as melhores maneiras de conseguir ter reservas, alerta especialista.

O planejamento financeiro para muitos vem depois do Carnaval. Depois de já ter colocado no orçamento o IPTU e o IPVA, ou o material escolar das crianças. Após o período do feriado prolongado a preocupação é manter as contas em dia no decorrer do ano e até guardar para imprevistos e férias.

Segundo pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas guardar dinheiro é a principal meta dos brasileiros em 2020, chegando a 49% dos entrevistados. 30% pretendem guardar para uma viagem e o restante pretende quitar as dívidas.

De acordo com gerente de investimentos do Sicredi, Roberto Rodrigues, os brasileiros estão mais preocupados com a organização das finanças. Mas ainda há muitas falhas no controle do orçamento mensal.

As primeiras medidas a serem adotadas são: colocar no papel o quanto ganha e o quanto gasta; economizar; pensar em ofertas antes de adquirir e procurar investimentos adequados. O mais importante de tudo é se reeducar financeiramente se preparando para possíveis gastos extras.

Por Bruno Carraro

Comentários