QUINTA, 30/12/2021, 12:07

Pesquisa da Faciap mostra crescimento nas vendas de Natal em Londrina em 2021

Número apresentado é superior à média estadual. Levantamento também apontou para otimismo do empresariado para próximo ano. 

O Natal de 2021 trouxe bons resultados para o comércio londrinense, de acordo com uma nova pesquisa realizada pela Federação de Associações Comerciais do Paraná (Faciap), em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil).

Segundo os dados obtidos pela sondagem, as vendas relacionadas à data apresentaram uma alta de 18%, em comparação ao desempenho do setor no ano passado. O percentual de crescimento ficou acima da média estadual, que registrou um aumento de 11%.

O resultado aqui na cidade superou, inclusive, a expectativa do empresariado do município. Em uma pesquisa anterior, os lojistas previram uma elevação de 16% nas vendas, em relação a 2020. Para Angelo Pamplona, diretor comercial da Acil, a performance do setor neste período confirma uma tendência de recuperação após um ano marcado pela pandemia da Covid-19.

Para 2022, a perspectiva, segundo Pamplona, é de dar continuidade à trajetória de retomada das atividades de maneira consistente no setor. Para isso, ele destaca a importância do apoio da população à campanha de vacinação contra o coronavírus em Londrina.

De acordo com o levantamento divulgado, 86% dos empresários entrevistados na pesquisa disseram estar otimistas quanto às vendas para o próximo ano. Com isso, o diretor da Acil aponta que essa tendência pode trazer reflexos também na geração de novos empregos efetivos na cidade, a partir das vagas temporárias que foram abertas nesta temporada.

Angelo Pamplona lembra ainda que as ações desenvolvidas para atrair os londrinenses para as ruas da cidade também contribuíram para o resultado apresentado na pesquisa. Entre elas, a campanha LondriNatal, que contou com uma programação cultural e promoveu a decoração de diferentes pontos do município.

O levantamento da Faciap e da Acil foi realizado entre os dias 27 e 28 de dezembro, entrevistando 500 comerciantes de seis cidades paranaenses. A margem de erro é de 4%.

 

Comentários