QUARTA, 19/10/2022, 11:00

Pesquisa da Fecomércio/PR e Sebrae/PR mostra que pouco mais de 20% das empresas do estado esperam fazer contratações temporárias, neste fim de ano

Número é menor em comparação a anos anteriores. Apesar disso, coordenador de Desenvolvimento Empresarial diz que resultado aponta para estabilidade no mercado de trabalho.

Com a chegada do fim de ano, o período de vagas temporárias começa a se aquecer. No Paraná, 20,2% das empresas pretendem fazer contratações nesta modalidade, em 2022. Os dados são da pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio/PR) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Paraná (Sebrae/PR).

Segundo a sondagem, o setor de comércio de bens é o que tem maior perspectiva de empregar temporários, com 27,9% de intenções. Em seguida, vem o segmento de turismo, com 17,6%. Já o ramo de serviços registrou 12,3% de intenções de contratação.

O resultado neste ano, com 20,2%, representa uma queda significativa, em comparação ao ano anterior, quando este percentual foi de 37,5%. Apesar disso, Rodrigo Schmidt, coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio/PR, explica que o atual cenário aponta, na verdade, para uma estabilidade no mercado de trabalho.

Segundo ele, em 2021, houve uma maior variação entre demissões e contratações, o que acabou resultando nos números registrados. Na avaliação de Schmidt, a expectativa para o comércio paranaense é positiva, neste final de ano.

Quase um terço das vagas são para vendedor, com 31% do total, de acordo com a pesquisa. O cargo de atendente geral também registrou percentual significativo, com 26,8%. Já as funções de auxiliar geral e profissional especializado têm 14,1% das vagas, cada. O levantamento aponta ainda que 9,9% das oportunidades são para serviços gerais.

Mais da metade das empresas espera contratar entre dois e cinco funcionários. Esta é a expectativa de 54,9% das companhias. Por outro lado, 31% dos empresários pretendem empregar somente uma pessoa durante o período. Além disso, 5,6% responderam que têm intenção de admitir entre seis e dez temporários e 7% querem contratar mais de dez funcionários.

Para 63,2% das empresas, é necessário que o temporário já tenha experiência na área. Ainda assim, 68,8% das companhias devem oferecer capacitação. A boa notícia, porém, é que a sondagem mostra que para a maior parte destas vagas, 87,3%, há possibilidade de efetivação.

Comentários