QUINTA, 30/11/2023, 18:34

Pesquisa mostra que paranaenses devem gastar mais neste Natal

Sondagem da Fecomércio e Sebrae aponta que 81% dos consumidores pretendem presentear. Destaque para os shoppings, que devem receber quase o dobro de consumidores em relação a 2022.

Se depender do paranaense, a data mais importante para o varejo deve ser de boas vendas em 2023. Uma pesquisa realizada pela Fecomércio e Sebrae mostrou que mais de 81% dos consumidores do estado pretendem presentear parentes ou amigos neste Natal. No ano passado, o índice revelado pela mesma sondagem ficou em 78,8%.

A pesquisa mostrou ainda que mais de 83% dos paranaenses deve presentear até cinco pessoas. O coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio, Rodrigo Schmidt, diz que o percentual, apesar da alta de um ano para outro, não surpreendeu, por conta da importância que a data tem para o brasileiro.

Outro dado positivo para o comércio é que o valor médio do presente cresceu quase 5% e deve girar em torno de R$ 337. Destaque também para as compras pela internet, que, pela primeira vez na seríe histórica da pesquisa, se igualou ao comércio de rua.

Além disso, diz o coordenador da Fecomércio, os shoppings também devem ter movimento grande neste fim de ano.

As roupas e outros itens de vestuário seguem entre os mais escolhidos, com 57%, e os brinquedos, claro, têm a preferência de quase 43% dos consumidores. Na sequência aparecem os perfumes e cosméticos, calçados e as famosas lembrancinhas. Pouco mais de 16% dos entrevistados afirmou que não vai comprar presentes neste Natal, principalmente por dificuldades financeiras.

Quando o assunto é a forma de pagamento, a maioria, 67%, disse que vai comprar à vista e quase 36% afirmaram que o preço baixo é um dos fatores mais importantes na hora da compra.

Comentários