Pesquisa realizada em Londrina mostra que a maioria dos suicídios é cometida por mulheres de 20 a 40 anos
Psicóloga fala da importância de tratar doenças mentais e psicológicas para prevenir um pensamento suicida.
Dados da organização mundial da saúde mostram que haverá mais de um milhão e meio de vidas perdidas por causa do suícidio até 2020. Isso representa 2,4% de todas as mortes. Segundo relatório divulgado na semana passada, em todo o mundo, uma pessoa tira a própria vida a cada 40 segundos. Há estimativa que as taxas de suicídio subiram 60% nos últimos 50 anos.
Por causa desses números preocupantes e diante da demanda recebida em Londrina, o hospital do coração resolveu fazer uma pesquisa. Foram analisados casos de janeiro de 2013 a maio deste ano que mostram que a maioria das pessoas que tentam se suicidar é mulheres, que tem de 20 a 40 anos. Medicamentos e drogas são os mais usados para cometer o ato, a psicóloga do hospital, Maria Teresa Carvalho.
Segundo a pesquisa, 95% das pessoas que cometem suícídio apresentam diagnóstico de doença psiquiátrica. A depressão está em primeiro lugar, seguida da dependência de alcool e drogas e em terceiro lugar está a esquizofrenia.
Não há uma regra quanto a manifestação das pessoas que estão com pensamentos suicidas. Mas, a orientação é que os familiares fiquem atentos a alguns sintomas podem sinalizar problemas. Prevenção é a melhor alternativa para evitar o suicidio.