Pessoas com 46 anos ou mais vão poder se vacinar contra o coronavírus em Londrina
Secretaria de Saúde também anunciou liberação de cadastro para quem tem 38 anos ou mais, e que deve começar a imunizar trabalhadores do transporte e caminhoneiros, além de moradores de rua, no final da semana.
A campanha de vacinação contra o coronavírus em Londrina começou a semana com diversas novidades. A principal delas é a liberação do agendamento da vacina para quem tem 46 anos de idade. Já quem tem 38 anos ou mais vai poder se cadastrar no site da prefeitura. A liberação, prevista para as seis horas da tarde desta segunda-feira (28), amplia ainda mais a faixa-etária dos atendidos pela campanha na cidade. Ao todo, 9.500 londrinenses com 46 anos estão aptos a agendar o dia e o horário para o recebimento das doses. As informações são do secretário municipal de Saúde, Felippe Machado.
Vale lembrar que, para fazer o agendamento, é necessário acessar o Portal da Prefeitura de Londrina, inserir o CPF e escolher um dos locais disponíveis para a vacinação. No dia da aplicação, é preciso apresentar documento de identificação com foto, como RG e CNH, e o comprovante de inscrição, que contém o QR Code, emitido no site. Além de ampliar a faixa-etária da chamada população em geral, a secretaria segue com a vacinação dos grupos prioritários na cidade. São eles: os profissionais da educação, gestantes e puérperas, pessoas com comorbidades com 18 anos ou mais, agentes de segurança, trabalhadores da assistência social, aeroportuários e profissionais da saúde com registros ativos em conselhos de classe.
O município também deve começar a usar as unidades da Janssen, que imunizam com apenas uma dose, nos próximos dias. Uma parte delas vai ser destinada aos moradores de rua. O restante será aplicada em caminhoneiros e trabalhadores do transporte em uma ação prevista para ser realizada entre a próxima sexta-feira (2) e o sábado (3) no Centro de Imunização da Zona Norte. A expectativa é de que, nos dois dias, 3.500 doses da Janssen sejam aplicadas.
Londrina tem, atualmente, cinco locais para vacinação: o Centro de Imunização da Zona Norte (R. Luiz Brugin, 570, Conjunto Maria Cecília); e as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Jardim do Sol (R. Via Láctea, 877); Eldorado (R. Tertuliano, 800); Ouro Branco (R. Flor dos Alpes, 570); e Alvorada (Av. Poços de Caldas, 85). As unidades atendem de segunda a sábado, das 7h30 às 19h. Aos domingos, funcionam o Centro de Imunização, e as UBSs do Jardim do Sol e do Ouro Branco, também das 7h30 às 19h.