PF cumpre mandados de busca e prisão em Londrina pela Operação Lesa Pátria
Os alvos desta fase são suspeitos de ter fomentado o movimento violento em Brasília no dia 8 de janeiro.
Essa foi a 14ª fase da Operação Lesa Pátria com o objetivo de identificar pessoas que incitaram e participaram do quebra-quebra em Brasília no dia 8 de janeiro quando foram invadidos os prédios do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal.
No Paraná, a Polícia Federal cumpriu quatro mandados, dois de prisão e dois de busca e apreensão, metade aqui em Londrina e os demais em Guaíra, munícipio no noroeste do Paraná, que faz fronteira com o Paraguai.
Em Londrina houve o cumprimento de um mandado de Busca e Apreensão no centro da cidade, na casa do pai de um investigado, mas o alvo não foi localizado e nada foi apreendido. Por isso, o mandado de prisão continua em aberto.
Os alvos desta fase são suspeitos de terem fomentado o movimento violento chamado de “Festa da Selma”, que era, em verdade, codinome utilizado para se referir às invasões aos prédios das três instituições. O termo foi utilizado para convidar e organizar transporte para as invasões, inclusive recomendavam não levar idosos e crianças, os golpistas diziam que era preciso enfrentar a polícia e ainda usavam termos como guerra, ocupar o Congresso e derrubar o governo constituído.
Os envolvidos são investigados pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa e crimes da lei de terrorismo.