SEXTA, 18/11/2022, 09:55

PF deflagra operação contra contrabandistas de cigarros na região de Londrina.

Criminosos investigados cooptavam motoristas em cidades próximas à fronteira dispostos a conduzir esses caminhões e correr riscos transportando essa mercadoria ilícita.

Com a objetivo de desmantelar uma organização que atuava no contrabando de cigarros do Paraguai, a Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira a Operação Caramuru na região de Londrina.  Dois mandados de busca e apreensão foram cumpridos na residência de integrantes do grupo, mas não houve mandados de prisão ou flagrante.

Para transportar o produto contrabandeado do país vizinho, os criminosos preparavam previamente os veículos que inclusive eram equipados com radiotransmissores instalados clandestinamente para a comunicação durante os deslocamentos.  

O delegado da Policia Federal em Londrina, Joel Ciccotti, revela ainda que neste transporte os investigados atuavam ainda como ‘batedores’, ou seja , viajavam à frente em outros veículos e alertavam os motoristas dos carros carregados com os cigarros sobre evetuais fiscalizações ou barreiras policiais. Eles também cooptavam motoristas em cidades próximas à fronteira dispostos a conduzir esses caminhões e correr riscos transportando esse mercadoria ilícita.

A operação policial foi denominada “Caramuru” pelo fato de que o grupo utilizava a via conhecida como Estrada Caramuru, que liga os municípios de Rolândia, Cambé e Londrina pela zona rural, como estratégia para evitar abordagens da polícia, essa foi a rota mais conhecida do grupo onde ocorreu a primeira prisão em flagrante do grupo. 

Os investigados responderão pelos crimes de crimes de associação criminosa, contrabando e desenvolvimento clandestino de atividade de telecomunicações, cujas penas, somadas, podem chegar a 12 anos de prisão. 

Por Guilherme Marconi

Comentários