SEGUNDA, 28/11/2016, 18:42

Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Paranapanema será apresentado em Londrina hoje à noite

O plano prevê investimentos em diversas ações de gerenciamento dos recursos do rio.

Depois de três anos, o Plano Integrado de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Paranapanema foi finalizado e vai ser apresentado oficialmente hoje aqui em Londrina. Elaborado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do rio, com apoio da Agência Nacional de Águas, a ANA, o plano começou a sair do papel em março de 2013 e tem orçamento total de aproximadamente R$ 2 bilhões. Segundo Emílio Brandi, membro da Câmara Técnica de Integração do Comitê, foi um trabalho complexo, mas fundamental para o futuro do Paranapanema.

De acordo com Emilio Brandi, o plano de recursos hídricos fez um completo diagnóstico da bacia do Paranapanema, com as necessidades de cada trecho do rio e as ações necessárias.

Segundo Emilio Brandi, a qualidade da água varia entre regular e boa na maior parte do rio e os índices de saneamento são altos, principalmente no estado de São Paulo. Para ele, alguns desafios são prioritários e devem ser colocados em prática imediatamente.

O rio Paranapanema nasce em Capão Bonito, no estado de São Paulo e percorre quase 930 quilômetros até desaguar no rio Paraná. A Bacia do rio engloba 247 municípios, sendo 115 em São Paulo e 132 no Paraná, e abrange uma população de quase 5 milhões de pessoas. Criado em 2012, o comitê tem 50 membros, entre representantes das três esferas de governo, ONGs, organizações técnicas, comunidades indígenas e usuários da bacia.O lançamento do Plano é hoje, às oito da noite, no Hotel Sumatra, na rua Senador Souza Naves.

Comentários