TERCA, 27/10/2020, 08:30

Poder judiciário lança campanha para incentivar participação das mulheres na política

Em Londrina, não há mulheres entre os candidatos a prefeito, mas 189 buscam uma vaga na Câmara de vereadores

Uma parceria entre órgãos do poder judiciário resultou em uma campanha para incentivar a participação feminina nas eleições municipais deste ano. Com direito a voto somente a partir de 1932, as mulheres representam 52% do eleitorado brasileiro, mas estão presentes em uma fatia pequena dos cargos eletivos. No Paraná, são apenas 12% em um universo de 4.358 cargos de prefeitos e vereadores.

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná lançou uma cartilha e parceria com o Ministério Público e OAB com o objetivo de incentivar mulheres a entrarem na disputa. Para a presidente da Comissão Mulheres na Política do TRE, Adriana Simette,  é preciso construir caminhos para que as mulheres tenham acesso a um conhecimento qualificado e tomem ciência de que também podem exercer o poder.

Em Londrina, não há mulheres entre os dez candidatos a prefeito. Já entre os vices, metade é do sexo feminino, um recorde na cidade. Na disputa pela Câmara de Vereadores, que hoje conta com apenas uma mulher eleita, são 189 candidatas, 32% do total.
Vale lembrar que a justiça eleitoral determina que pelo menos 30% dos candidatos a cargos no Legislativos sejam do sexo feminino.

Comentários