TERCA, 19/12/2023, 14:30

Polícia Civil cumpre mandados de busca e apreensão em operação contra suspeitos de falsidade ideológica e sonegação fiscal em Londrina

A ação, com o apoio da Receita Estadual, teve como alvo um escritório de contabilidade responsável por criar diversas empresas fantasmas nos últimos 2 anos

A Polícia Civil cumpriu dois mandados de busca e apreensão contra suspeitos investigados por crimes de falsidade ideológica e sonegação fiscal em Londrina na manhã desta terça-feira (19). A ação foi realizada com o apoio da Receita Estadual.

De acordo com as investigações, um escritório de contabilidade, comandado por dois contadores, é responsável por criar diversas empresas fantasmas em nomes de laranjas em menos de 2 anos para que empresas reais pudessem sonegar ICMS - Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Produtos. 

De acordo com o delegado Thiago Vicentini, estima-se que os prejuízos passem de dezenas de milhões de reais, já que estas pessoas jurídicas, chamadas de noteiras, emitiam notas fiscais de saída de mercadorias de diversos segmentos, ocultando as operações reais.

A Polícia Civil apurou que as empresas são bloqueadas pelo Fisco, mas os contadores criavam novas com que as empresas reais pudessem continuar sonegando impostos. Durante o cumprimento dos mandados, a Polícia Civil localizou em um endereço residencial, indícios do funcionamento de um escritório de contabilidade, além de procurações, documentos, notebook e pedidos de registros de notas fiscais.

Se comprovados os crimes, os envolvidos podem responder por associação criminosa, falsidade ideológica, lavagem de dinheiro e sonegação fiscal, com penas que somadas podem passar de 15 anos de reclusão.

Por Juliana Takaoka

Comentários