TERCA, 05/11/2024, 09:25

Polícia Federal e Receita Federal cumprem mandado em Londrina contra grupo que desviava recursos do DNIT

Sequência da operação Rolo Compressor, deflagrada em 2022, teve mandados cumpridos em sete estados e no DF

A Polícia Federal e a Receita Federal cumprem na manhã desta terça-feira (5) 54 mandados de busca e apreensão em sete estados brasileiros, e no distrito federal. Os mandados são uma continuidade da Operação Rolo Compressor, deflagrada em 2022.

Entre as cidades alvos de mandados, estão várias cidades paranaenses, como Curitiba, Maringá, Cascavel, Rolândia e Londrina, onde foram seis mandados cumpridos. O objetivo da operação é desarticular esquema de corrupção, licitação fraudulenta e desvios de recursos públicos envolvendo funcionários públicos vinculados à Superintendência do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes do Paraná (DNIT/PR).

A investigação apontou que, entre 2011 e 2022, funcionários públicos do DNIT perceberam valores ilícitos de empresas que mantinham contratos com o poder público. O auditor fiscal da Receita Federal, Leandro Cavichioli Peixoto, dá detalhes sobre a ação.

Também foram identificadas fraudes em procedimentos licitatórios, celebração de contratos com graves falhas, inexecução significativamente lesiva ao erário público e atos de corrupção, especialmente quando da supervisão e fiscalização das execuções das obras contratadas pelo DNIT/PR. Uma série de atos de lavagem de dinheiro foram praticados para acobertar a movimentação dos recursos ilícitos gerados pelas práticas dos crimes antecedentes.

As ordens judiciais foram expedidas pela 14ª Vara Federal de Curitiba, que preveem ainda o sequestro e o bloqueio de bens móveis e imóveis, de veículos de alto valor, além do bloqueio de ativos financeiros dos investigados.

Por Rafael Sanchez

Comentários