SEXTA, 16/07/2021, 18:41

Polícia Militar reestrutura policiamento em cidades da região de Londrina

Major avalia que mudança vai ajustar volume de demandas e trazer agilidade aos atendimentos.

A 4ª Companhia Independente da Polícia Militar, que coordena as ações de segurança na região norte de Londrina, vai passar a atender também às cidades de Alvorada do Sul, Bela Vista do Paraíso, Primeiro de Maio e Sertanópolis. A mudança foi anunciada durante a inauguração da nova sede da Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (Amepar), em Londrina.

O patrulhamento nestes locais estava a cargo do 15ª Batalhão da Polícia Militar que, até então, cuidava de 14 municípios. Com a reestruturação, o grupo passa a cuidar de 10 cidades. A expectativa é que a nova organização possa equilibrar o volume de demandas por policiamento na região.

O major Marcos Tordoro, comandante 4ª Independente, explica que a mudança vai trazer agilidade aos atendimentos por conta de aspectos relacionados à logística e à proximidade destes municípios com a cidade de Londrina.

O major ressalta que, neste primeiro momento, as ações buscam aproximar as equipes, para entender as demandas apresentadas pelas populações e atender a essas necessidades com o objetivo de reduzir os índices de criminalidade.

Com a reestruturação nas atividades, a próxima etapa deve ser a transformação da 4ª Companhia em um Batalhão. Tordoro afirma que a mudança deve intensificar as ações de patrulhamento das equipes, além de atribuir uma importância estratégica maior para a segurança pública da região.

Antes da reformulação, a 4ª Companhia Independente da Polícia Militar realizava ações de policiamento na zona norte, onde moram cerca de 220 mil londrinenses. Com a inclusão dos quatro municípios da região, a unidade passa a ser responsável pela segurança de aproximadamente 290 mil pessoas.

Por Victor Assis

Comentários