QUINTA, 27/07/2023, 14:57

Policiais de Londrina recebem treinamento para pilotar drones

Turma de 18 alunos teve a participação de PMs, policiais penais, rodoviários federais e civis da cidade.

Foram quatro dias de aulas práticas e teóricas envolvendo a legislação e as normativas do setor. Participaram do curso, ministrado pelo Grupo de Operações Aéreas Penitenciárias e Escola de Aperfeiçoamento Penitenciário do Governo do Estado, 18 policiais penais, rodoviários federais, militares e civis.

O diretor-geral da Polícia Penal do Paraná, Osvaldo Machado, explica que as chamadas RPAS, sigla em inglês para Sistema de Aeronave Pilotada Remotamente, são fundamentais para auxiliar, por exemplo, em varreduras no entorno das unidades prisionais sem que seja preciso deslocar um policial.

Já o diretor da Escola de Aperfeiçoamento Penitenciário, Rodrigo Fávaro, destaca ainda a eficácia dos drones para a segurança das operações, dentro e fora das unidades prisionais, e principalmente à noite, já que eles contam com sistema infravermelho.

Em paralelo ao curso, o Departamento Penitenciário de Londrina recebeu mais um drone para uso nas unidades prisionais sob sua jurisdição. O que segundo, a direção regional do Depen vai possibilitar um trabalho mais efetivo de rondas, ajudando a inibir, por exemplo, os arremessos de drogas, armas e celulares, para dentro das penitenciárias, principalmente durante a noite.

Comentários