Por semana, Copel retira 200 quilos de cabos que se soltam dos postes em Londrina
Cidade tem lei que obriga empresas a realizarem o serviço. Desde a criação da legislação, a companhia já atuou em 1.800 postes em diversos pontos do município.
Os fios soltos continuam sendo problema em Londrina. Basta andar pela cidade para se deparar com os cabos pendurados. Na rua Humaitá, na área central, por exemplo, a estrutura fica bem no meio da pista, atrapalhando o vai e vem de veículos e a travessia de pedestres. A diferença, agora, é que o problema tem sido resolvido com mais agilidade. Desde maio do ano passado, Londrina conta com uma lei municipal que obriga a Copel e as empresas de telefonia a fazerem a remoção dos cabos. Somente neste ano, segundo a companhia, 192 notificações já foram emitidas para a regularização da fiação em cerca de 4 mil postes. A Copel atua nesse serviço fazendo visitas nos locais problemáticos e intervindo, com a retirada dos cabos, quando as empresas de telefonia não os fazem dentro do prazo estabelecido pela legislação. Por semana, ainda conforme a companhia, cerca de 200 quilos de cabos têm sido retirados na cidade em situações desse tipo.
O autor da lei, vereador Jairo Tamura (PL), garantiu que entra em contato com a Copel toda semana para cobrar pela execução do serviço.
Desde quando a lei entrou em vigor, segundo ele, mais de 1.800 postes foram atendidos, boa parte deles depois de maio deste ano, quando a Câmara realizou uma audiência pública para discutir a legislação e cobrar que as empresas se adequassem a ela.
Tamura lembrou ainda que a própria população precisa ajudar na remoção dos fios soltos, denunciando os problemas à Copel sempre quando for necessário. O telefone da companhia é o 0800 51 00 116.