SEGUNDA, 19/04/2021, 19:08

Postos de Saúde abrem nesta quarta-feira, feriado de Tiradentes, para vacinação contra a gripe

Grupos prioritários da Covid-19, que estão tomando a vacina contra o coronavírus, só vão receber a dose do imunizante da gripe a partir de maio.

A Secretaria de Saúde de Londrina vai abrir, nesta quarta-feira, feriado de Tiradentes, seis Unidades Básicas de Saúde para dar continuidade à Campanha de Vacinação contra a Influenza, que começou na segunda-feira da semana passada. Nesta primeira fase, serão imunizadas somente as crianças de 6 meses a menores de 6 anos, as gestantes e puérperas, as mães que estão em até 45 dias do pós-parto.

As seis unidades abertas para a vacinação contra a gripe serão as UBS’s do Jardim Tókio, do Santa Rita, do Parigot de Souza, do Itapoã, do Armindo Guazzi e do Centro da cidade, que fica na Rua Souza Naves, em todas elas das 8 às 17 horas. Mas, para receber a vacina, é preciso marcar horário e local no site da Prefeitura.

Desde o início da campanha da vacinação, todas as Unidades Básicas de Saúde estão oferecendo as doses, com exceção das que aplicam a vacina contra a Covid. A campanha, que vai até 9 de julho, terá três etapas. Para a primeira, a Prefeitura recebeu 18 mil doses da vacina trivalente, que protege contra as três cepas de maior circulação do vírus. A dose é única, exceto para as crianças que estão sendo imunizadas pela primeira vez.

A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é vacinar, nesta primeira etapa da campanha, mais de 36 mil crianças, quase 5.300 gestantes e 864 puérperas. Na hora da vacinação, é preciso ter em mãos um documento pessoal e, de preferência, também a Carteira de Vacinação.

Como a campanha contra a gripe coincide com a imunização da Covid, a orientação, segundo o secretário de Saúde de Londrina, Fellipe Machado, é para que quem faz parte dos grupos prioritários tome primeiro a vacina contra o coronavírus e depois a da gripe, respeitando um intervalo mínimo de 14 dias.

Em maio, começa a segunda fase da campanha de vacinação contra o vírus Influenza, para os idosos com mais de 60 anos e professores. E em junho e julho a terceira etapa, que vai imunizar pessoas com comorbidades e deficiência permanente, além de caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, profissionais dos portos e forças de segurança, entre outros.

Comentários