TERCA, 20/09/2016, 18:54

Pouco efetivo na PM, sucateamento da frota e a falta de integração são os principais problemas na segurança pública de Londrina

Na opinião de especialista, o novo prefeito tem o desafio de cobrar as melhorias junto ao governo estadual. 

A segurança, ou a falta dela, está na lista de preocupações dos londrinenses e assunto de debate entre os candidatos a prefeitura. Por mais que boa parte da responsabilidade seja do governo do estado, o novo prefeito tem desafios pela frente. Um deles é cobrar do governador as melhorias que a cidade precisa. Na opinião do especialista em segurança pública, o professor Pedro Marcondes, Londrina está à frente de algumas cidades por ter a Guarda Municipal em funcionamento. Mas, destaca que a falta de efetivo da Polícia Militar, as más condições das viaturas policiais e a falta de combustíveis nos carros são problemas sérios que interferem no combate a criminalidade.

Na opinião do especialista, o sistema prisional de Londrina, assim como do Paraná, é caótico. Para Marcondes, o problema é ainda maior no que se refere às mulheres presas, que mesmo condenadas são mantidas em distritos policiais.

A integração de poderes no combate a criminalidade e na discussão da segurança na cidade é uma saída na opinião do especialista. Para ele, o novo prefeito tem o desafio de cobrar melhorias para a segurança da cidade, principalmente do governo estadual.

Por Claudia Lima

Comentários