SEGUNDA, 29/06/2020, 19:30

Prazo para acertar contas com a Receita Federal termina nesta terça-feira

Em Londrina, quase 20 mil contribuintes ainda não entregaram a declaração do Imposto de Renda 2020. Nos escritórios de contabilidade da cidade, movimento aumentou até 20%.

Na reta final para prestar contas com o Leão, o movimento tem sido grande nos escritórios de contabilidade da cidade. Mas, muita gente ainda não entregou a declaração do Imposto de Renda 2020. Em Londrina, segundo a delegacia da Receita Federal, quase 20 mil dos 128 mil contribuintes não tinha entregado ainda o documento até a tarde desta segunda-feira. Nos municípios da região, quase 40 mil contribuintes, de um total de 286 mil, também não tinham acertado as contas com a Receita Federal.

O presidente do Sindicato das Empresas de Assessoramento e Serviços Contábeis de Londrina e Região, o Sescap, Marcelo Schianti, diz que o aumento na procura pelo serviço dos contadores agora em 2020 foi de 10% a 20%, principalmente, por conta, da falta de reajuste da tabela do Imposto de Renda, o que aumentou o universo de pessoas obrigadas a declarar.

Entre as mudanças desse ano no Imposto de Renda, o presidente do Sescap destaca o fim da dedução da contribuição patronal dos empregados domésticos, que era de 20% sobre o valor pago ao longo do ano, e a antecipação do primeiro lote da restituição do imposto, que apesar da prorrogação do prazo de entrega da declaração, foi mantido.

Marcelo Schianti diz que para alguns contribuintes, a principal dificuldade esse ano, por conta da pandemia e das restrições de circulação, foi conseguir os extratos bancários ou mesmo outros documentos para comprovação de despesas.

A entrega das declarações do Imposto de Renda Pessoa Física 2020 vai até às 23 horas e 59 minutos desta terça-feira, 30 de junho.

Por Marcos Garrido

Comentários