QUINTA, 25/04/2024, 13:15

Prazo para entrega da trincheira da Leste Oeste é prorrogado para final de junho.

Apesar do novo prazo, prefeitura diz que empresa será responsabilizada com punições pelo atraso. 

A TCE Engenharia, empresa responsável pela obra da trincheira das avenidas Leste Oeste com a Rio Branco, protocolou pedido de mais 60 dias para concluir o trabalho. Ao exigir novo prazo, a empresa terceirizada justificou que as chuvas de fevereiro, março e abril atrapalharam o andamento porque “foram maiores que as médias históricas”.

A prefeitura de Londrina aceitou o pedido, mas informou que a concessão de prazo não impede que o município aplique multas e cobre a empreiteira administrativamente por mais esse atraso anunciado.

Questionada sobre o porquê do novo prazo, a secretária interina Margareth Pongelupe informou que embora o município tenha concedido a liberação, a empresa irá responder administrativamente pelo novo atraso, com punições aplicadas pelo descumprimento do contrato.

 

Segundo o Portal da Transparência - pelo sistema CIGA -, a obra da trincheira está com 89,63% de andamento. O município já repassou R$ 30 milhões do contrato para empreiteira.  O valor da obra está atualizado em $ 33,5 milhões.

 

A obra, que teve início em janeiro de 2021, deveria ter sido entregue por completo em janeiro de 2023. Em dezembro do ano passado, o tráfego de veículos foi liberado na rotatória da Rio Branco, mas a pavimentação da Leste Oeste no túnel escavado e outros acabamentos não foram concluídos.

Por Guilherme Marconi

Comentários