QUINTA, 20/01/2022, 18:45

Prazo para pagamento do IPVA das placas 9 e 0 termina nesta sexta-feira

Quem tem carro com placa de final 1 a 8 e não pagou a cota única ou a primeira parcela, vai ter que desembolsar, além dos juros, uma multa por dia de atraso.

Os motoristas com veículos de placas com final 9 e 0 têm até esta sexta-feira para pagar a primeira parcela do IPVA 2022 ou a cota única, que dá um desconto de 3%.

A guia pode ser emitida pelo contribuinte no portal da Secretaria de Estado da Fazenda, mas é preciso ter em mãos o número do Renavam. A principal novidade este ano é o PIX. O calendário de vencimento começou na última segunda-feira.

Quem tem o carro com final da placa de 1 a 8 e não pagou até esta quinta, seja a cota única ou a primeira parcela, vai ter que desembolsar agora, além dos juros, uma multa de 0,33% do imposto por dia de atraso. Se passar de um mês, o valor passa a ser de 10% do total do IPVA.

Como no ano passado, o contribuinte pode fazer o pagamento em cinco parcelas. O desconto para a cota única, que foi motivo de muita reclamação dos motoristas paranaenses, é de 3%. Em outros estados, como São Paulo, ele chega a 9%.

O prazo para os contribuintes transferirem os créditos do Nota Paraná para o pagamento do IPVA 2022 terminou em novembro. No total, quase 150 mil veículos vão usar mais de R$ 8,2 milhões em créditos do programa para quitar todo o imposto ou parte dele.

De acordo com o governo paranaense, mais de 4,6 milhões de veículos devem pagar aproximadamente R$ 5,2 bilhões de IPVA este ano.

Por Marcos Garrido

Comentários