SEGUNDA, 28/06/2021, 07:00

Prefeito diz que avanço da vacinação já reflete em "aparente diminuição" nos números do coronavírus em Londrina

A chamada média móvel de casos diários, por exemplo, caiu 41% na cidade nas últimas duas semanas. Apesar disso, Belinati lembra que hospitais seguem superlotados, e que os cuidados também precisam continuar redobrados.

A tendência de queda nos números do coronavírus em Londrina foi confirmada durante a live realizada nas redes sociais pelo prefeito Marcelo Belinati na noite deste domingo (27). Ele, inclusive, fez questão de abrir a transmissão citando a "aparente diminuição" no número de casos da doença, e garantindo que ela tem relação direta ao avanço da vacinação contra a Covid-19 na cidade.

A redução dos números pôde ser comprovada pelos dados apresentados pelo secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, durante a live. A  média móvel de casos diários, por exemplo, caiu 41% nas duas últimas semanas em Londrina, de 369 para 203. O chamado R0, que mede a transmissibilidade da doença, também está em queda no município.

Apesar da diminuição dos números, Belinati lembrou que os hospitais continuam superlotados em toda a região. A taxa de ocupação dos leitos de UTI Covid, por exemplo, é de 92%, sendo que 28 pacientes continuam à espera da liberação de mais vagas atualmente. No Paraná, são 282 pessoas nesta situação. O número é bem menor na comparação com os mais de mil pacientes que aguardavam leitos há três semanas, mas, conforme o prefeito, ainda continua preocupante.

Belinati e Machado também atualizaram os números da vacinação contra o coronavírus na cidade. Mais de 215 mil pessoas já tomaram pelo menos a primeira dose. Vale lembrar que o município segue imunizando os chamados grupos prioritários e o público sem comorbidades com 47 anos ou mais. O município também liberou nos últimos dias o cadastro para caminhoneiros e trabalhadores do transporte, e analisa, nesta segunda-feira, se vai conseguir diminuir ainda mais a faixa-etária entre os vacinados de forma geral.
 

Comentários