Prefeito esclarece dúvidas sobre terrenos públicos que irão receber moradias populares em Londrina
São 18 áreas, espalhadas por toda a cidade, que foram selecionadas pela Caixa Econômica Federal para a construção de 2.649 habitações
O prefeito Tiago Amaral esclareceu, em entrevista à CBN nesta quinta-feira (20), o projeto do Executivo que prevê a doação de 18 terrenos públicos, espalhados por toda a cidade, para a construção de moradias populares com recursos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), do Governo Federal. Ele explicou que as áreas foram selecionadas pela Caixa Econômica Federal para a implantação do projeto, que prevê a construção de 2.649 moradias, todas dentro da Faixa Urbano 1 do Minha Casa, Minha Vida. Ou seja, serão destinadas a famílias em situação de extrema vulnerabilidade, que vivem, atualmente, em ocupações irregulares. Tanto é que, do total de unidades, 1.218 serão construídas como compensação pelo Flores do Campo, na zona norte. O prefeito destacou que os terrenos selecionados ficam em regiões que já contam com a chamada infraestrutura básica.
Amaral disse, ainda, que o programa para a construção das moradias é difícil de ser viabilizado, justamente por exigir que as áreas estejam em regiões já habitadas. Segundo ele, das 3.500 moradias previstas para o Paraná, apenas cinquenta foram retiradas do papel até o momento.
O prefeito também rebateu críticas de parte da população, que afirma que as casas serão construídas em áreas que, atualmente, funcionam como praças. Amaral garantiu que a maioria dos terrenos está vazia e argumentou que a solução para um problema grave, como a falta de moradia a milhares de famílias, vai muito além da discussão que está sendo proposta.